Dívidas de condomínio: como resolver esse problema?
Publicado em 18 de Março de 2024 às 09:12 AM
A inadimplência em relação às taxas de condomínio é um problema frequente com o qual síndicos e administradores de locação precisam lidar. Um levantamento realizado pela uCondo indica que esse passivo tem aumentado nos últimos anos. Enquanto a inadimplência de taxas condominiais foi de 14% em 2020, ela saltou para 23% no primeiro semestre de 2023. A estimativa é que os condomínios deixam de arrecadar, mensalmente, R$ 2,5 bilhões.
Do lado dos inquilinos, a dívida pode resultar em processos judiciais, a depender do contrato estabelecido. Para os proprietários, a inadimplência acarreta prejuízos e diversos outros incômodos. Já para as imobiliárias, o problema gera danos ao relacionamento com o locador e à reputação da organização.
Fica evidente que o gerenciamento adequado dessa área é relevante e necessário, além de agregar valor ao serviço prestado pelas imobiliárias. Por outro lado, o controle dessas quitações pode gerar um alto custo operacional e financeiro. Então, como lidar com esse desafio?