Inteligência artificial: mercado imobiliário tem longo caminho a percorrer
Publicado em 03 de Julho de 2023 às 09:04 AM

O bom uso da tecnologia é tarefa obrigatória para as empresas que buscam o alto desempenho no mercado imobiliário. O caminho a ser percorrido pelo setor, no entanto, ainda demonstra ser longo, o que resulta em potenciais oportunidades.
Apenas uma a cada cinco empresas do imobiliário já faz uso de inteligência artificial (IA), segundo a consultoria Brain. A pesquisa, divulgada durante evento da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), aponta também que um número maior de empresas já têm conhecimento sobre ferramentas de IA: 26%.
Essas informações, no entanto, ainda podem ser um tanto incipientes, o que gera desconfiança de gestores tradicionais, bem como um trabalho de adaptação das equipes.
Na área de marketing o contato tende a ser mais profundo, já que as redes sociais estão tratando do assunto com grande frequência e maior profundidade. Uma pesquisa indicou que, em março, 54% dos brasileiros já tinham suas rotinas impactadas pelo uso de IA. E, logicamente, isso também entra na esfera de temas obrigatórios para o ecossistema imobiliário.